top of page

AFETO

Museu de Arte Sacra de São Paulo

SP - Brasil

Junho de 2022

À primeira vista, o padre Júlio Lancellotti e o grafiteiro Enivo podem parecer figuras distantes. Mas não são. Enivo, profundo admirador do padre, passou a acompanhar mais de perto seu trabalho para criar as telas que compõem a exposição AFETO, espetáculo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, instituição vinculada à Secretaria da Cultura e da Economia Criativa do Estado de São Paulo, com curadoria de Simon Watson. A exposição apresenta 17 pinturas que têm como tema as populações humildes que vivem nas ruas, em ocupações e abrigos de São Paulo.

"O afeto diz respeito tanto aos laços emocionais quanto ao que afeta", explica o artista, citando ações de caridade e o compromisso do padre com o combate à hostilidade contra os sem-teto (e contra os pobres em geral) manifestada por meio de ações de entidades públicas e privadas. Algumas telas reproduzem cenas de Lancellotti oferecendo comida e água, cuidando de crianças e conversando com os sem-teto; outras são retratos dos próprios moradores, em uma narrativa que alterna entre angústia e esperança. Para a ambientação, Enivo foi convidado a desenhar cenas da cidade diretamente nas paredes do museu, criando uma espécie de afresco contemporâneo. Além desses desenhos a carvão, serão penduradas grandes telas a óleo e com tinta spray.

 

"O design da exposição que imaginamos está diretamente ligado ao seu método de trabalho nas ruas: quando ele vê uma parede em branco, começa com um esboço preparatório que depois sobrepõe, tornando a imagem cada vez mais aparente", explica Simon Watson. "Diferentemente de seu trabalho nas ruas, aqui no museu, o toque final consiste em colocar telas prontas nas paredes do museu."

 

Outro paralelo importante é traçado pelo curador ao comparar as obras contemporâneas e multicoloridas do artista com algumas peças do acervo permanente do museu, notadamente com alguns oratórios dos séculos 18 e 19. “Peças como o Oratório de Santa Isabel, criado por Benedito Amro de Oliveira (1848-1923), trazem claramente a mão de pintores e artistas populares, pinturas à mão livre de um mundo de árvores e flores, colinas e casas”, sugere Simon Watson, que não hesita em encontrar o espírito inventivo presente em ambas as produções.

Curadoria por Simon Watson

Diretor geral Xavier Auza

At first glance, Father Júlio Lancellotti and the graffiti artist Enivo may seem like distant figures. They are not. Enivo, a profound admirer of the priest, began following his work more closely to create the canvases that compose the exhibition AFFECTION, the new spectacle at the Museum of Sacred Art of São Paulo - but/SP, an institution under the Ministry of Culture and the Creative Economy of the State of São Paulo, curated by Simon Watson.

 

The exhibition features 17 paintings themed around the humble populations living on the streets, in squats, and shelters of São Paulo. “Affection concerns both emotional bonds and what affects,” explains the artist, citing charitable actions and the priest’s commitment to combating aparophobia - hostility towards the homeless (and towards the poor in general) manifested through actions by both public and private entities. Some screens reproduce scenes of Lancellotti offering food and water, caring for children, and speaking to the homeless; others are portraits of the residents themselves, in a narrative that alternates between distress and hope.

For the ambiance, Enivo was invited to draw scenes of the city directly on the museum walls, creating a sort of contemporary fresco. In addition to these charcoal drawings, large oil and spray-paint canvases will be hung. “The exhibition design we envision is directly linked to his working method on the streets: when he sees a blank wall, he starts with a preparatory sketch that he then overlays, making the image increasingly apparent,” explains Simon Watson. “Unlike his work on the street, here in the museum, the final touch consists of placing ready-made canvases on the museum walls.”

Another important parallel is drawn by the curator when comparing the artist’s contemporary and multicolored works with some pieces from the museum’s permanent collection, notably with a few oratories from the 18th and 19th centuries. “Pieces such as the Oratory of Santa Isabel, created by Benedito Amro de Oliveira (1848-1923), clearly bring forth the hand of popular painters and artists, freehand paintings of a world of trees and flowers, hills and houses,” suggests Simon Watson, who doesn’t hesitate to find the inventive spirit present in both productions.

 

Museum of Sacred Art of São Paulo, SP, Brazil

June 2022

Curated by Simon Watson

Directed by Xavier Auza

bottom of page